Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.
RESOLUÇÃO Nº 002/2014
(Publicação DOM 07/10/2014: 55)
CONSIDERANDO a necessidade de instituir e regulamentar o funcionamento da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que desempenha suas atividades sem instrumento formal de constituição;
O Presidente do Hospital Municipal " Dr. Mário Gatti ", no uso das suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º. Fica criada, no âmbito do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" de Campinas, a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias.
Art. 2º. São objetivos da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias, entre outros correlatos, definir diretrizes de prevenção e tratamento de feridas e estomias, atuar junto à área assistencial, em assistência direta e indireta ao paciente, bem como na área de ensino e pesquisa
Art. 3º. São atribuições da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias do HMMG, em conjunto com as equipes de assistência ao paciente junto ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti:
a) Realizar avaliação de feridas e estomias em impresso próprio e prescrever terapia tópica, após consenso com a equipe responsável pelo paciente;
b) Reavaliar a ferida e/ou estomia após conduta e registrar em prontuário;
Art. 4º. São atribuições exclusivas da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias do HMMG
a) Elaborar protocolos para prevenção e tratamento de feridas;
b) Elaborar e institucionalizar protocolos para assistência a pacientes com estomias;
c) Realizar educação continuada à equipe assistencial sobre a temática;
d) Realizar avaliação e pesquisa de insumos para prevenção e tratamento de feridas e estomias, para padronização ou desqualificação;
e) Realizar levantamento de indicadores de qualidade da assistência relacionado a feridas e estomias.
f) Divulgar dados estatísticos a partir da implantação da Comissão.
g) Assessorar a Diretoria do HMMG em assuntos de sua competência;
h) Efetuar sugestões, propor medidas, apresentar projetos e quaisquer outras atividades que visem ao cumprimento das atribuições de sua competência.
Art. 5º. Os membros da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias desenvolverão seus trabalhos assistenciais integrados a equipe responsável pelo paciente, sendo a solicitação de atendimento realizada por meio de pedido de interconsulta.
Art. 6º. A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias será composta por equipe multidisciplinar considerando especialização, experiência ou interesse na área de prevenção e tratamento de feridas e estomias, bem como por enfermeiros executores assistenciais, sendo composta preferencialmente por:
a) Um presidente
b) Um médico especialista em cirurgia plástica,
c) Um enfermeiro estomaterapeuta,
d) Quatro enfermeiros assistenciais: um do ambulatório, um do eixo pediátrico, um do eixo clínico e um do eixo cirúrigico.
e) Um enfermeiro do serviço de controle de infecção hospitalar.
Parágrafo único. Em caso de necessidade de discussão técnica específica poderão compor a comissão através de convite, e na qualidade de consultores ou "ad hoc" qualquer profissional qualificado que componha os quadros do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Art. 7º. Os membros da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias serão de livre escolha pelo Presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e serão nomeados através de Portaria, para mandatos de 02 (dois) anos, renováveis.
Art. 8º A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias efetuará reuniões mensais, com possibilidade a qualquer tempo de reuniões extraordinárias, sendo que a ausência injustificada a três reuniões consecutivas implicará na exclusão do membro, comunicando-se à Presidência para que esta designe novo membro.
Art. 9º A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias poderá elaborar regimento interno para detalhamento de suas funções, sendo os casos omissos encaminhados para resolução junto à Diretoria do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
Art. 10 A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Campinas, 06 de outubro de 2.014.
DR. MARCOS EURÍPEDES PIMENTA
DIRETOR PRESIDENTE DO HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI
Ouvindo... Clique para parar a gravao...