Logo de campinas
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Secretaria Municipal de Justiça
Procuradoria-Geral do Município de Campinas
Coordenadoria de Estudos Jurídicos e Biblioteca

Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.

LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 16 DE ABRIL DE 2014

(Publicação DOM 17/04/2014 p.1-2)

Ver  ADI 2201512-15.2014.8.26.0000 (extinta sem julgamento de mérito)
Ver ADI 2179302-67.2014.8.26.0000 (extinta sem julgamento de mérito)

Fixa as atribuições dos Cargos em Comissão que especifica e dá outras providências.

A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Campinas, sanciono e promulgo a seguinte Lei Complementar:

Art. 1º  São cargos em comissão de direção e chefia, de livre provimento e livre exoneração, aqueles a seguir discriminados, os quais têm as atribuições aqui fixadas, além de outras fixadas em outros diplomas legais. 
I - Secretário Municipal, Presidente de Autarquia e Presidente de Fundação: dirigir, orientar e fazer executar os serviços que lhe são afetos; referendar os atos assinados pelo Prefeito; expedir atos e instruções para a boa execução das leis e regulamentos; comparecer perante a Câmara Municipal, ou qualquer de suas comissões, para prestar esclarecimentos, quando regimentalmente convocado; delegar atribuições, por ato expresso, aos seus subordinados; praticar atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas pelo Prefeito; receber os representantes das Associações de Moradores, Conselhos Populares e outras entidades da sociedade civil, legalmente constituídas, acolhendo suas reclamações ou sugestões, tomando as devidas providências, quando de sua alçada, ou encaminhando à consideração do Prefeito Municipal.
II - Ouvidor Geral: atribuições fixadas pela Lei nº 12.056, de 2 de setembro de 2004.
III - Subprefeito: cumprir e fazer executar, de acordo com as instruções recebidas, as leis, resoluções, regulamentos e demais atos do Prefeito, com observância das diretrizes e programações da Coordenação das Administrações Regionais; fiscalizar os serviços distritais; atender às reclamações das partes e encaminhá-las ao Prefeito quando se tratar de matéria estranha às suas atribuições; indicar ao Prefeito as providências necessárias ao distrito; prestar contas, mensalmente, ou quando lhe forem solicitadas; comparecer pessoalmente, quando convocado, à Câmara Municipal, para prestar informações sobre assunto previamente determinado.
IV -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
V -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
VI - Diretor Executivo do Gabinete do Prefeito: promover o apoio institucional às relações entre os Poderes Municipais; despachar expedientes administrativos junto ao Prefeito Municipal; colaborar com o estabelecimento de interface entre os diversos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, especialmente no que se refere aos projetos institucionais ligados ao Gabinete do Prefeito; desempenhar outras atividades compatíveis com o exercício do cargo, sempre que requerido pelo Prefeito Municipal.
VII -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
VIII -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
IX - Encarregado de Turma: dirigir turmas ou grupos de servidores em trabalhos internos ou externos de execução de obras, de serviços públicos ou de manutenção em próprios públicos, móveis ou imóveis. 
X - Coordenador das Administrações Regionais e de Subprefeituras: dirigir administrativa, técnica e operacionalmente o conjunto das Administrações Regionais e Subprefeituras; coordenar, estabelecer a programação e articular a execução de ações operacionais e/ou de manutenção, conservação, operação de máquinas e equipamentos e instalações prediais, entre outras atividades correlatas.
XI - Administrador Regional: dirigir administrativa, técnica e operacionalmente a Administração Regional, com observância das diretrizes e programações da Coordenação das Administrações Regionais. Dirigir as atividades operacionais e/ou de manutenção, conservação, operação de máquinas, equipamento e instalações, no território atribuído a determinada Administração Regional, e outras atividades correlatas.
XII - Comandante da Guarda Municipal: atribuições contidas no artigo 5º na Lei nº 13.282, de 4 de abril de 2008.
XIII - Subcomandante da Guarda Municipal: atribuições contidas no artigo 6º na Lei nº 13.282, de 4 de abril de 2008.
XIV - Diretor da Academia da Guarda Municipal: atribuições contidas no § 1º, do artigo 22 da Lei nº 13.282, de 4 de abril de 2008.
XV - Subdiretor da Academia da Guarda Municipal: atribuições contidas no § 2º, do artigo 22 da Lei nº 13.282, de 4 de abril de 2008.
XVI - Corregedor da Guarda Municipal: atribuições contidas no artigo 5º da Lei nº 13.351, de 2 de julho de 2008.
XVII -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
XVIII -  (revogado pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022)
XIX -  (revogado pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022)
XX - Corregedor Adjunto da Guarda Municipal: exercer as atividades que lhe forem atribuídas pelo Corregedor da Guarda Municipal de Campinas; distribuir os serviços da Corregedoria da Guarda Municipal de Campinas; coordenar as atividades dos servidores da Corregedoria da Guarda Municipal de Campinas; substituir o Corregedor da Guarda Municipal de Campinas em suas ausências ou impedimentos legais." (acrescido pela Lei Complementar nº 146, de 29/04/2016)

Art. 2º  São cargos em comissão de assessoramento e apoio técnico/administrativo, de livre provimento e livre exoneração aqueles a seguir discriminados, os quais têm as atribuições aqui fixadas, além de outras fixadas em outros diplomas legais.
I -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
II- (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
III -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
IV -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
§ 1º  Os níveis de I a VI de remuneração do cargo de Assessor Técnico Superior são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções no Gabinete do Prefeito ou em Gabinete de Secretário Municipal. 
§ 2º  Os níveis I, II e III de remuneração do cargo de Assessor Técnico Superior também são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções em Diretoria de Departamento.
§ 3º  Os níveis de I a IX de remuneração do cargo de Assessor Técnico Departamental são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções no Gabinete do Prefeito, em Gabinete de Secretário Municipal ou em Departamento. 
§ 4º  Os níveis I, II, III, IV e V de remuneração do cargo de Assessor Técnico Departamental também são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções em Coordenadoria Setorial, Subprefeituras e Administrações Regionais. 
§ 5º  Os níveis de I a IX de remuneração do cargo de Assessor Técnico Setorial são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções no Gabinete do Prefeito, em Gabinete de Secretário Municipal ou em Departamento. 
§ 6º  Os níveis IV, V e VI de remuneração do cargo de Assessor Técnico Setorial também são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções em Coordenadoria Setorial.
§ 7º  Os níveis I, II e III de remuneração do cargo de Assessor Técnico Setorial também são aplicáveis àqueles que tenham lotação e exerçam funções em Administrações Regionais, Subprefeituras e Setores.
V - Assistente do Prefeito Municipal: acompanhar a agenda de compromissos institucionais do Prefeito Municipal; responder as correspondências recebidas através do endereço eletrônico institucional do Gabinete do Prefeito; prestar atendimento telefônico e presencial junto ao Gabinete do Prefeito e promover os encaminhamentos necessários; manter a rotina administrativa dos expedientes afetos ao Gabinete do Prefeito, sobretudo no que concerne à elaboração das correspondências oficiais do Prefeito Municipal; promover interlocução com a Coordenadoria Setorial de Cerimonial, para compatibilizar os eventos com a agenda do Prefeito Municipal; desempenhar outras atividades compatíveis com o exercício do cargo, sempre que requerido pelo Prefeito Municipal. (nova redação de acordo com a Lei Complementar 90, de 15/12/2014) 
VI - Assistente do Secretário-Chefe de Gabinete: controlar a agenda de compromissos institucionais do Secretário Municipal Chefe de Gabinete do Prefeito; prestar atendimento telefônico e presencial junto ao Gabinete da Secretaria Municipal de Chefia de Gabinete do Prefeito e promover os encaminhamentos necessários; controlar o uso dos ambientes do Gabinete do Prefeito para eventos internos e externos; colaborar, quando necessário, com a manutenção do fluxo administrativo dos expedientes afetos à Secretaria Municipal de Chefia de Gabinete do Prefeito; desempenhar outras atividades compatíveis com o exercício do cargo, sempre que requerido pelo Secretário Municipal de Chefia de Gabinete do Prefeito ou pelo Diretor Administrativo e de Gestão da Chefia de Gabinete. (nova redação de acordo com a Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
VII -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
VIII -  (Revogado pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
Parágrafo único.  Dois cargos em comissão de Gestor Administrativo e dois cargos em comissão de Gestor Técnico terão lotação exclusiva na Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sendo que os cargos em comissão de Gestor Técnico terão lotação exclusiva no Gabinete do Prefeito, na Secretaria Municipal da Chefia de Gabinete e na Secretaria Municipal de Comunicação. 
IX -  (revogado pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022) 

Art. 3º  As Gratificações de Função são funções de confiança, de livre atribuição e livre cessação, nos termos desta lei, hierarquizadas de acordo com o grau de responsabilidade das ações a serem desenvolvidas e o seu respectivo nível de complexidade sendo que, quanto ao nível a ser atribuído, serão consideradas as disposições aqui fixadas combinadas com o quanto disposto nos parágrafos do artigo 4º desta lei.

Art. 4º  As funções de confiança são exercidas em apoio administrativo e/ou técnico aos dirigentes de unidades administrativas, compreendendo, entre outras, elaborar estudos e levantamentos de informações; desenvolver estudos administrativos e/ou técnicos atinentes às atividades do órgão onde ocorra o exercício funcional; organizar informações e o fluxo de documentos; elaborar agenda de compromissos; receber, expedir e redigir correspondências; elaborar planilhas; gerenciar caixa postal eletrônica; digitar textos; atender ao público.
§ 1º  A Gratificação de Função poderá ser atribuída exclusivamente ao servidor ocupante de cargo público de provimento por concurso, função pública, função atividade ou, ainda, ao servidor municipalizado, desde que não esteja no exercício de cargo em comissão.
§ 2º  O servidor a que tenha sido atribuída Gratificação de Função poderá ser designado para responder pelo expediente de unidade administrativa, hipótese na qual não fará jus ao salário do cargo em comissão correspondente.
§ 3º  A Gratificação de Função também poderá ser atribuída a servidores ocupantes de cargo de Condutores de Veículos e Máquinas (Motorista) quando lotados no Gabinete do Prefeito, em Gabinetes de Secretário e em Gabinetes de Diretores, em face da carga horária diferenciada que lhes está acometida, bem como pela situação de sobreaviso.
§ 4º  Os níveis de I a V de Gratificação de Função poderão ser atribuídos ao pessoal especificado no § 1º deste artigo quando lotado no Gabinete do Prefeito ou em Gabinete de Secretário Municipal. (nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)
§ 5º
  A Gratificação de Função de Nível III poderá ser atribuída aos servidores lotados no Departamento Central de Compras da Secretaria Municipal de Administração.
§ 6º  Os níveis I e II também poderão ser atribuídos ao pessoal especificado no § 1º deste artigo quando lotados em Departamentos ou em Coordenadorias Setoriais.
§ 7º  Nas hipóteses do § 3º poderão ser atribuídos o nível III e o nível IV para os ocupantes de cargos de Condutores de Veículos e Máquinas (Motoristas) lotados no Gabinete do Prefeito e em Gabinetes de Secretário e poderá ser atribuído o nível III para os Motoristas lotados em Gabinetes de Diretores.

Art. 5º  Os cargos em comissão de Chefe de Setor, de Encarregado de Turma, de Pregoeiro, de Presidente de Comissão de Licitação e de Secretário de Comissão de Licitação só poderão ser providos por servidores municipais ocupantes de cargos de provimento efetivo, bem como dos titulares de função pública ou função atividade ou, ainda, por servidores municipalizados. (nova redação de acordo com a Lei Complementar 90, de 15/12/2014)

Art. 6º  É vedado ao ocupante de cargo em comissão o exercício de funções diversas daquelas próprias de seu cargo, tal como fixadas nesta lei, mesmo quando decorrente de eventual formação profissional que possua.

Art. 7º  30 (trinta) cargos em comissão de Coordenador Setorial, designados como fora de estrutura, passam a ter a denominação de Assessor Técnico Departamental, com a remuneração definida na Tabela do Anexo II - Remuneração dos cargos em comissão.
Parágrafo único.  O enquadramento dos servidores ocupantes dos cargos referidos neste artigo será feito no nível mais compatível com a atual remuneração, sem que haja redução.

Art. 8º 12 (doze) cargos em comissão de Diretor de Departamento, designados como fora de estrutura, bem como 5 (cinco) cargos em comissão de Coordenador de Projetos Especiais, 1 (um) Cargo de Coordenador Especial de Zeladoria do Centro da Cidade e 1 (um) cargo de Coordenador Especial de Habitação Popular passam a ser denominados Assessor Especial, com remuneração da Tabela I, do Anexo II - Remuneração dos Cargos em Comissão.

Art. 9º  Na Tabela I, do Anexo III desta Lei, estão relacionados os cargos que são redenominados e suas respectivas novas denominações.

Art. 10.  A cada Departamento corresponde um cargo em comissão de Diretor de Departamento; a cada Coordenadoria Setorial corresponde um cargo em comissão de Coordenador Setorial e a cada Setor corresponde um cargo em comissão de Chefe de Setor, cargos estes que se vinculam em caráter inamovível à unidade administrativa correspondente.

Art. 11.  Ficam extintos:
I - 342 cargos de Agente de Apoio Administrativo;
II - 59 cargos de Telefonista;
III - 413 cargos de Auxiliar de Enfermagem.
§ 1º  Serão extintos ao vagar os cargos ocupados de Auxiliar de Enfermagem.
§ 2º  Serão extintos ao vagar os cargos ocupados de Agente de Apoio Administrativo.

Art. 12.  Ficam criados 2 (dois) cargos em comissão de Subprefeito; 24 (vinte e quatro) cargos em comissão de Chefe de Setor; 30 (trinta) cargos de Encarregado de Turma; 15 (quinze) cargos em comissão de Assessor Técnico Superior; 26 (vinte e seis) cargos em comissão de Assessor Técnico Departamental e 20 (vinte) cargos em comissão de Assessor Técnico Setorial, todos de livre provimento e livre exoneração, com as atribuições fixadas nesta lei e a correspondente remuneração constante desta lei na Tabela I, do Anexo II - Remuneração dos Cargos em Comissão.

Art. 13.  Ficam criadas 24 (vinte e quatro) Gratificações de Função, funções de confiança com livre atribuição e livre cessação, nos termos desta lei, com remuneração constante da Tabela II - Remuneração das Funções de Confiança, do Anexo II desta lei.

Art. 13-A.  Ficam criadas 55 (cinquenta e cinco) Gratificações de Função, funções de confiança com livre atribuição e livre cessação, nos termos desta Lei, com remuneração constante da Tabela II - Remuneração das Funções de Confiança do Anexo II desta Lei. (acrescido pela Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)

Art. 13-B. Ficam criadas 16 (dezesseis) Gratificações de Função, funções de confiança com livre atribuição e livre cessação, nos termos desta Lei Complementar, com a remuneração constante da Tabela II - Remuneração das Funções de Confiança do Anexo II desta Lei Complementar. (acrescido pela Lei Complementar nº 421, de 29/06/2023)

Art. 14.  O total de cargos em comissão de assessoria, providos por não servidores de carreira, não poderá exceder a 4% (quatro por cento) do número total de cargos de provimento por concurso existentes no Poder Executivo.

Art. 15.  A remuneração pelo exercício dos cargos em comissão de Diretor de Departamento, Coordenador Setorial, Chefe de Setor, Pregoeiro ou de Presidente de Comissão de Licitação corresponde ao valor fixado na Tabela I do Anexo II - Remuneração dos Cargos em Comissão - desta lei, podendo aquela remuneração ser substituída pelo adicional de função correspondente ao percentual especificado nos parágrafos abaixo quando ocorra a hipótese neles fixada.
§ 1º  Pelo exercício do cargo em comissão de Diretor de Departamento será atribuído o correspondente a 50% (cinquenta por cento) do salário base do servidor nomeado, a título de adicional de função, sempre que seja de até no máximo 25% (vinte e cinco por cento) a diferença entre esse salário e o salário fixado nesta lei na Tabela I do Anexo II - Remuneração dos Cargos em Comissão, para o cargo em comissão de Diretor de Departamento.
§ 2º  Pelo exercício do cargo em comissão de Coordenador Setorial, Pregoeiro ou de Presidente de Comissão de Licitação será atribuído o correspondente a 35% (trinta e cinco por cento) do salário base do servidor nomeado, a título de adicional de função, sempre que seja de até no máximo 25% (vinte e cinco por cento) a diferença entre esse salário e o salário fixado nesta lei na Tabela I do Anexo II - Remuneração dos Cargos 
em Comissão, para o cargo em comissão de Coordenador Setorial, para o cargo em comissão de Pregoeiro, e para o cargo de Presidente de Comissão de Licitação.
§ 3º  Pelo exercício do cargo em comissão de Chefe de Setor ou de Encarregado de Turma será atribuído o correspondente a 20% (vinte por cento) do salário base do servidor nomeado, a título de adicional de função, sempre que sejade até no máximo 25% (vinte e cinco por cento) a diferença entre esse salário e o salário fixado nesta lei na Tabela I do Anexo II - Remuneração dos Cargos em Comissão, para o cargo em 
comissão de Chefe de Setor e de Encarregado de Turma.
§ 4º  Para os fins deste artigo não se aplicam as disposições contidas nos artigos 3839 da Lei nº 7.721, de 15 de dezembro de 1993, exclusivamente quando o servidor esteja ocupando e no exercício de cargos em comissão de Diretor de Departamento, Coordenador Setorial, Chefe de Setor/Encarregado de Turma, Pregoeiro ou de Presidente de Comissão de Licitação.
§ 5º  Não se aplicam as disposições dos arts. 38 e 39 da Lei nº 7.721, de 15 de dezembro de 1993, ao servidor que exerça função de confiança. (acrescido pela Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)

Art. 16.  Quando solicitado por órgão de outros Poderes Públicos o afastamento de servidor municipal para junto a eles prestar serviços poderá ser autorizado pelo Prefeito Municipal.
Parágrafo único.  Sempre que seja autorizado o afastamento sem prejuízo de vencimentos, o órgão solicitante ficará obrigado a reembolsar integral e mensalmente os valores despendidos com o servidor afastado.

Art. 17.  As despesas decorrentes do implemento desta lei correrão à conta de dotações consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Art. 18.  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Campinas, 16 de abril de 2014

JONAS DONIZETTE
Prefeito Municipal

AUTORIA: EXECUTIVO MUNICIPAL
PROTOCOLADO: 14/10/17280

ANEXO I
Cargos em Comissão, Funções de Confiança e Quantidades

TABELA I

ver  Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021  - cria 7 cargos de Secretário Adjunto 
ver Decreto nº 22.853, de 03/07/2023 - §§ 2ºe 3º do art.2º -
  movidos  2 (dois) cargos de Secretário Mun. : 1 (um) para SMPlanejamento e Desenvolvimento Urbano 1 (um) para para SMUrbanismo 

DENOMINAÇÕES CARGOS EM COMISSÃO

Nº DE CARGOS

SECRETÁRIO MUNICIPAL (01 cargo passa a ser denominado Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, 01 Secretário Municipal de Relações Institucionais, de acordo com o Decreto nº 19.376, de 01/01/2017, de 03/01/2017) 24
PRESIDENTE DO HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI (extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRA (extinto pela Lei Complementar 118, de 05/10/2015)
01
OUVIDOR GERAL
01
SUBPREFEITO 
06
SUPERVISOR DEPARTAMENTAL (extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
 
DIRETOR DE DEPARTAMENTO
(01 cargo passa a ser denominado Diretor de Cidadania; 01 Diretor Administrativo e de Gestão; 01 Diretor de Relações Institucionais;  01 Diretor de Gestão de Informação/Documentos e Atendimento ao Cidadão; de acordo com o Decreto nº 19.376, de 01/01/2017, de 03/01/2017)
(01 cargo passa a ser denominado Diretor de Convênios e Contratos de acordo com o Decreto nº 19.378, de 03/01/2017)
(69 cargos extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
74
DIRETOR EXECUTIVO DO GABINETE DO PREFEITO
01
COORDENADOR SETORIAL
( 01 cargo passa a ser denominado Coordenador de Prevenção ao Uso de Drogas ; 01 Coordenador de Suprimentos; 01 Coordenador Orçamentário e Financeiro; 01 Coordenador de Atendimento ao Cidadão; 01 Coordenador de Assuntos Intragovernamentais e Político-Partidários; 01 Coordenador de Assuntos da Organização da Sociedade Civil; 01 Coordenador Legislativo; de acordo com o Decreto nº 19.376, de 01/01/2017, de 03/01/2017
(218 cargos extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021
)
244
CHEFE DE SETOR (378 cargos extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
404
ENCARREGADO DE TURMA
30
COORDENADOR DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS E DE SUBPREFEITURAS
01
ADMINISTRADOR REGIONAL (2 cargos criados pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
 16
COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL
01
SUBCOMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL
01
DIRETOR DA ACADEMIA DA GUARDA MUNICIPAL
01
SUBDIRETOR DA ACADEMIA DA GUARDA MUNICIPAL
01
CORREGEDOR DA GUARDA MUNICIPAL
01
CORREGEDOR ADJUNTO DA GUARDA MUNICIPAL (acrescido pela Lei Complementar nº 146, de 29/04/2016)
01
DIRETOR ARTÍSTICO DA ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
(extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
PREGOEIRO
  
(extinto pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022) 

 
 
PRESIDENTE DE COMISSÃO DE LICITAÇÃO 
(extinto pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022)
  
SECRETÁRIO DE COMISSÃO DE LICITAÇÃO (extinto pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022) 
  
ASSESSOR ESPECIAL  (extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
 
ASSESSOR SUPERIOR (nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
(99 cargos extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)

01
ASSESSOR DEPARTAMENTAL (nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
(249 cargos extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)

249
ASSESSOR SETORIAL (nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
(extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
ASSISTENTE DO PREFEITO MUNICIPAL 
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)

01
ASSISTENTE DO SECRETÁRIO-CHEFE DE GABINETE (nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
(Ver Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
01
GESTOR ADMINISTRATIVO (extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
GESTOR DE SUPORTE (nova redação de acordo com a Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
(extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
FUNÇÕES DE CONFIANÇA - GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO
(35 cargos remanejados para a Rede Mário Gatti de acordo com a Lei Complementar nº 191, de 08/03/2018)
(12 cargos extintos pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021
)


493

ANEXO II
REMUNERAÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO

TABELA I

DENOMINAÇÃO DO CARGO
REMUNERAÇÃO
SECRETÁRIO MUNICIPAL18.329,67
PRESIDENTE DE AUTARQUIA18.329,67
PRESIDENTE DE FUNDAÇÃO18.329,67
OUVIDOR GERAL18.329,67
SUBPREFEITO7.309,39
SUPERVISOR DEPARTAMENTAL12.341,62
DIRETOR DE DEPARTAMENTO (*)10.802,54 OU 50% DO SALÁRIO BASE
DIRETOR EXECUTIVO DO GABINETE DO PREFEITO10.802,54 OU 50% DO SALÁRIO BASE
COORDENADOR SETORIAL (*)5.610,06 OU 35% DO SALÁRIO BASE
CHEFE DE SETOR (*)4.039,22 OU 20% DO SALÁRIO BASE
ENCARREGADO DE TURMA (*)4.039,22 OU 20% DO SALÁRIO BASE
COORDENADOR DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS E DE SUBPREFEITURAS12.341,62
ADMINISTRADOR REGIONAL7.309,39
COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL 90% DO VALOR DO CARGO INSPETOR SUPERINTENDENTE - NÍVEL 7 - GRAU A
SUBCOMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL30% DO VALOR DO CARGO INSPETOR SUPERINTENDENTE - NÍVEL 7 - GRAU A
DIRETOR DA ACADEMIA DA GUARDA MUNICIPAL8.218,50
SUBDIRETOR DA ACADEMIA DA GUARDA MUNICIPAL5.623,64
CORREGEDOR DA GUARDA MUNICIPAL10.595,85
(acrescido pela Lei Complementar nº 146, de 29/04/2016)
DIRETOR ARTÍSTICO DA ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
15.500,00
PREGOEIRO (*)  (extinto pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022) 8.478,85 OU 35% DO SALÁRIO-BASE
(nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 146, de 29/04/2016)
PRESIDENTE DE COMISSÃO DE LICITAÇÃO (*) (extinto pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022) 8.478,85 OU 35% DO SALÁRIO-BASE
(nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 146, de 29/04/2016)
SECRETÁRIO DE COMISSÃO DE LICITAÇÃO (*) (extinto pela Lei Complementar nº 365, de 20/09/2022) 
3.033,80
ASSESSOR ESPECIAL10.802,54
ASSESSOR SUPERIOR - NÍVEL 1
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
4.570,13
ASSESSOR SUPERIOR - NÍVEL 2
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
5.238,01
ASSESSOR SUPERIOR - NÍVEL 3
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
6.006,02
ASSESSOR SUPERIOR - NÍVEL 4
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
6.906,93
ASSESSOR SUPERIOR - NÍVEL 5
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
7.942,99
ASSESSOR SUPERIOR - NÍVEL 6
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
9.134,40
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 1
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
2.018,24
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 2
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
2.311,43
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 3
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
2.647,81
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 4
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
3.033,80
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 5
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
3.476,81
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 6
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
3.985,04
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 7
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
4.570,13
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 8
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
5.238,01
ASSESSOR DEPARTAMENTAL - NÍVEL 9
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
6.006,02
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 1
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
897,54
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 2
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
1.014,19
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 3
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
1.146,07
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 4
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
1.295,07
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 5
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
1.463,43
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 6
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
1.653,69
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 7
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
1.868,71
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 8
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
2.111,66
ASSESSOR SETORIAL - NÍVEL 9
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
2.386,18
ASSISTENTE DO PREFEITO MUNICIPAL
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
9.134,40
ASSISTENTE DO SECRETÁRIO-CHEFE DE GABINETE
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
7.942,99
GESTOR ADMINISTRATIVO 7.309,39
GESTOR DE SUPORTE
(nova redação de acordo com Lei Complementar 90, de 15/12/2014)
9.134,40

                        (*) artigo 15 desta lei

ANEXO II
REMUNERAÇÃO DAS FUNÇÕES DE CONFIANÇA

TABELA II

                                         GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO
   NÍVEL
             PERCENTUAL 
     VALOR FIXO
NÍVEL 1
20% DO SALÁRIO BASE OU
(nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)

767,35
NÍVEL 2
30% DO SALÁRIO BASE OU
(nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)
         
1.534,86
NÍVEL 3
60% DO SALÁRIO BASE OU
(nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)

2.302,43
NÍVEL 4
80% DO SALÁRIO BASE OU
(nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)

3.069,91
NÍVEL 5100% DO SALÁRIO-BASE OU
(acrescido pela Lei Complementar nº 343, de 29/03/2022)
6.139,31


ANEXO III
NOVAS DENOMINAÇÕES DE CARGOS EM COMISSÃO

TABELA I

ATUAL DENOMINAÇÃO DO CARGONOVA DENOMINAÇÃO DO CARGO
PRESIDENTE DO HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTIPRESIDENTE DE AUTARQUIA
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRAPRESIDENTE DE FUNDAÇÃO
COORDENADOR SETORIAL DE ASSUNTOS DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, SINDICAL E DE MOVIMENTOS SOCIAISCOORDENADOR SETORIAL





COORDENADOR SETORIAL DE ASSUNTOS INTRAGOVERNAMENTAIS E POLÍTICO PARTIDÁRIOS
COORDENADOR DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
COORDENADOR DE PREVENÇÃO, CORREIÇÕES E INFORMAÇÕES FUNCIONAIS DISCIPLINAR
COORDENADOR DE SINDICÂNCIAS E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES
COORDENADOR DE SUPRIMENTOS DO GABINETE
COORDENADOR DO CARTÓRIO CENTRAL
COORDENADOR ESPECIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
COORDENADOR LEGISLATIVO
COORDENADOR ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO DO GABINETE
COORDENADOR SETORIAL ADMINISTRATIVO
COORDENADOR SETORIAL ADMINISTRATIVO E DE EXPEDIENTE
COORDENADOR SETORIAL DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS
COORDENADOR SETORIAL E FINANCEIRO
COORDENADOR SETORIAL DE CONVÊNIOS E CONTRATOS
COORDENADOR SETORIAL DE GESTÃO TÉCNICA
COORDENADOR SETORIAL DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODO
COORDENADOR SETORIAL DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS (extinto pela Lei Complementar nº 301, de 22/04/2021)
COORDENADOR SETORIAL DE PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO
COORDENADOR SETORIAL DE REGISTROS CADASTRAIS
COORDENADOR SETORIAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COORDENADOR SETORIAL (FORA DE ESTRUTURA)ASSESSOR TÉCNICO DEPARTAMENTAL
DIRETOR ADMINISTRATIVODIRETOR DE DEPARTAMENTO
(Ver Decreto nº 19.378, de 03/01/2017)
DIRETOR ADMINISTRATIVO E DE GESTÃO DA CHEFIA DE GABINETE
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
DIRETOR DE CONTROLE PREVENTIVO
DIRETOR DE CONVÊNIOS E CONTRATOS
DIRETOR DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTOS E ATENDIMENTO AO CIDADÃO
DIRETOR DE PUBLICIDADE
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
DIRETOR EXECUTIVO DO GABINETE DO PREFEITO
GESTOR TÉCNICO/ADMINISTRATIVO DA CHEFIA DE GABINETEGESTOR TÉCNICO
GESTOR TÉCNICO/ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
GESTOR TÉCNICO/ADMINISTRATIVO E DE EXPEDIENTE DA CHEFIA DE GABINETE
GESTOR TÉCNICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GESTOR TÉCNICO JURÍDICO DA CHEFIA DE GABINETE
COORDENADOR DE PROJETOS ESPECIAISASSESSOR ESPECIAL
DIRETOR DE DEPARTAMENTO (FORA DE ESTRUTURA)
COORDENADOR ESPECIAL
COORDENADOR ESPECIAL DE HABITAÇÃO POPULAR
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAISSECRETÁRIO MUNICIPAL