Imprimir

Logo de campinas

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Secretaria Municipal de Justiça
Procuradoria-Geral do Município de Campinas
Coordenadoria de Estudos Jurídicos e Biblioteca

Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.


RESOLUÇÃO SME/FUMEC N° 02/2012

(Publicação DOM de 09/03/2012:03)

Fixa normas para processo seletivo relativo à participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal para Educação Comunitária em Cursos e Grupos de Formação ofertados pela Secretaria Municipal de Educação, e dá outras providências.

O Secretário Municipal de Educação e Presidente da Fundação Municipal para Educação Comunitária FUMEC, no uso das atribuições de seus cargos, e

CONSIDERANDO o COMUNICADO SME N° 151/2011 , de 31/10/2011, que dispõe sobre a Classificação Geral dos Professores, Especialistas de Educação e Monitores Infanto Juvenis I / Agentes de Educação Infantil, após reconsideração e recurso, de acordo com as Resoluções SME N° 07/2011, 08/2011 e 10/2011;

CONSIDERANDO o COMUNICADO FUMEC N° 11/2011 , de 10/11/2011, que comunica, conforme anexo, a classificação geral dos diretores educacionais, professores efetivos, professores em função atividade, professores reintegrados judicialmente, técnico em contabilidade, contador, agente de apoio operacional, agente de apoio administrativo, após período de recurso de acordo com o cronograma e Resolução da FUMEC N° 03/2011;

CONSIDERANDO a RESOLUÇÃO SME N° 14/2011,que Fixa normas para o cumprimento dos tempos pedagógicos pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas, e dá outras providências;

CONSIDERANDO a RESOLUÇÃO SME N° 01/2012 , que estabelece as diretrizes e normas para a elaboração do adendo/adequação, para o ano de 2012, ao Projeto Pedagógico de 2011, das unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação e das instituições privadas de Educação Infantil do Município de Campinas;

CONSIDERANDO a RESOLUÇÃO FUMEC N° 06/2011 , que dispõe sobre as Diretrizes e Normas para Cumprimento dos Tempos Pedagógicos;

CONSIDERANDO a Portaria N° 114 de 30/12/2010 que dispõe sobre a homologação do Regimento Escolar Comum das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas;

CONSIDERANDO a Portaria SME N°. 78/2011 que dispõe sobre a homologação do Regimento Escolar Comum das Unidades Educacionais da FUMEC, do 1° segmento da Educação de Jovens e Adultos;

CONSIDERANDO as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos Anos Finais: Um Processo Contínuo de Reflexão e Ação, 2010, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas;

CONSIDERANDO as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental- Anos Iniciais: Um Processo Contínuo de Reflexão e Ação, 2011, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas,

RESOLVE :

Art. 1° - Esta Resolução fixa normas para processo seletivo relativo à participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME), e da Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), EJA/Anos Iniciais, em Cursos e Grupos de Formação (GFs) destinados à formação continuada e ofertados centralmente pela SME.

§ 1° Os Cursos/GFs, mencionados no caput constam do ANEXO I desta Resolução que reúne as seguintes informações:

I - ementas dos Cursos/GFs;

II - público alvo;

III - demais informações relativas à realização de cada Curso/GF.

§ 2° Os profissionais que atuam em Centros de Educação Infantil (CEIs) Naves-Mães, em unidades privadas de Educação Infantil, conveniadas com a SME, e no Centro de Educação Profissional de Campinas Prefeito Antonio da Costa Santos (CEPROCAMP), poderão candidatar-se ao processo seletivo a que se refere o caput deste artigo.

Art. 2° - A inscrição para o processo seletivo deverá ser efetuada, eletronicamente, no endereço http://inscricoescefortepe.ima.sp.gov.br, por meio do qual o candidato poderá:

I - indicar até três opções de Cursos/GFs, por ordem de preferência e alterá-las, se necessário, até o encerramento do prazo para as inscrições;

II - acessar os formulários previstos no art. 5°, incisos I e II, desta Resolução;

III - tomar conhecimento das informações relativas ao processo seletivo e realização dos Cursos/GFs.

Art. 3° - No processo de seleção dos inscritos considerar-se-á a ordem dos critérios a seguir descritos:

I - o público alvo, previsto no ANEXO I desta Resolução;

II - a instituição de trabalho do profissional, na seguinte ordem de preferência:

a) em primeiro lugar, os servidores da SME;

b) em segundo lugar, os servidores da FUMEC/EJA Anos Iniciais;

c)em terceiro lugar, os profissionais dos CEIs/Naves Mães e da FUMEC/CEPROCAMP;

d)em quarto lugar, os profissionais das unidades educacionais privadas de Educação Infantil, conveniadas com a SME.

III - a situação funcional do servidor, na seguinte ordem de preferência:

a) em primeiro lugar, o servidor Titular de Cargo Efetivo;

b) em segundo lugar, o servidor Função Pública;

c) em terceiro lugar, o servidor Função Atividade;

d) em quarto lugar, o professor substituto em situação de processo Transitado em Julgado Estável (TJEs);

IV - a pontuação total obtida pelos profissionais da SME e divulgada por meio do Comunicado SME N° 151/2011 , de 31/10/2011, e a pontuação total obtida pelos profissionais da FUMEC/EJA Anos Iniciais e divulgada por meio do Comunicado FUMEC N° 11/2011 , de 10/11/2011.

Parágrafo único . As vagas não preenchidas pelos servidores da SME e da FUMEC/EJA Anos Iniciais serão sorteadas, eletronicamente, entre os candidatos previstos no §2°, do art. 1°, desta Resolução.

Art. 4° - Os profissionais da SME e da FUMEC/EJA Anos Iniciais que frequentarem os Cursos/GFs, elencados no ANEXO I , poderão:

I - professores: utilizar sua Carga Horária Pedagógica (CHP) ou solicitar Hora Projeto (HP), respeitando-se:

a) o limite máximo de até 04 (quatro) horas-aula semanais, para os que atuam na SME;

b) o limite máximo de até 03 (três) horas-aula semanais, para os que atuam na FUMEC/EJA Anos Iniciais.

II - demais profissionais: utilizar as horas previstas para formação, conforme seus regimes de trabalho.

Parágrafo único . A utilização das horas relativas à CHP ou HP, pelo professor, e das horas previstas nos diferentes regimes de trabalho, pelos demais profissionais,dependerá de autorização das instâncias competentes, respeitados os propósitos dos Projetos Pedagógicos das Unidades Educacionais da SME/FUMEC.

Art. 5° - No caso de participação em Cursos/GFs mediante:

I - utilização de CHP ou HP, o professor da SME e o da FUMEC/EJA Anos Iniciais deverão apresentar o Formulário previsto no ANEXO II , desta Resolução, devidamente preenchido e autorizado,até o terceiro encontro do Curso/GF para o qual foram selecionados.

II - utilização das horas previstas nos diferentes regimes de trabalho,os demais profissionais da SME e da FUMEC/EJA Anos Iniciais deverão apresentar o Formulário previsto no ANEXO III devidamente preenchido e autorizado,até o terceiro encontro do Curso/GF para o qual foi selecionado.

Parágrafo único . A participação nos Cursos/GFs poderá ocorrer sem a utilização das horas relativas à CHP, HP ou das horas previstas nos diferentes regimes de trabalho.

Art. 6° - O processo de inscrições contará com duas fases:

§ 1° FASE 1: por meio eletrônico, no endereço previsto no caput do artigo 2°, desta Resolução.

I - Os inscritos serão selecionados para um único Curso/GF considerando-se, sucessivamente, a primeira, a segunda e a terceira opção do candidato, desde que haja disponibilidade de vagas.

§ 2° FASE 2: presencial, no local onde ocorrerá o Curso/GF.

I - Após a divulgação do resultado, os candidatos interessados pelas vagas não preenchidas, conforme o disposto no art. 8°, deverão comparecer até o segundo encontro do Curso/GF, no horário e no local de realização do mesmo, para efetuar a matrícula;

II - As vagas serão preenchidas pelos interessados que pertençam ao público alvo definido para o Curso/GF, respeitando-se a ordem de chegada.

Art. 7° - Encerrado o processo seletivo da FASE 1, os Cursos/GFs com menos de 50% de ocupação das vagas poderão ser cancelados.

§ 1° Os Cursos/GFs cancelados serão publicados em Diário Oficial do Município (DOM).

§ 2° O candidato selecionado para um Curso/GF cancelado será remanejado para outro, respeitando-se a ordem de opção indicada pelo candidato, desde que haja vagas disponíveis.

Art. 8° - As listas dos selecionados e as respectivas listas de espera da FASE 1 serão publicadas em DOM, assim como as vagas não preenchidas correspondentes a cada Curso/GF.

Parágrafo único . O não comparecimento do candidato selecionado no primeiro encontro do Curso/GF, sem justificativa, implicará no cancelamento automático de sua inscrição e os candidatos da lista de espera serão convocados pelo titular da Coordenadoria Setorial de Formação da SME.

Art. 9° - Os Cursos/GFs serão certificados quando o candidato selecionado tiver a freqüência mínima de 75% do total de horas presenciais e entregar os trabalhos solicitados.

Parágrafo único . Os casos de ausências acima do estabelecido no caput deste artigo, decorrentes de licenças permitidas por lei, serão analisados pelo titular da Coordenadoria Setorial de Formação com a finalidade de autorizar ou não a compensação de ausências, desde que a solicitação seja formalizada pelo interessado.

Art. 10 - O cronograma para a realização das ações previstas por esta Resolução encontrase no ANEXO IV.

Art. 11 - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Campinas, 08 de março de 2012

EDUARDO JOSÉ PEREIRA COELHO

Secretário Municipal De Educação E Presidente Da FUMEC

ANEXO I RELAÇÃO DOS CURSOS E GRUPOS DE FORMAÇÃO CENTRALIZADOS DA SME E DA FUMEC / 2012

1. Artes: Artes Visuais

1.1. Curso: A Arte e a Literatura no desenvolvimento do Projeto Pedagógico

Responsáveis: Maria Lúcia Bachiega Kolokathis Programa Arte e Movimento da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Sensibilização para as diferentes linguagens e expressões artísticas. Pesquisa, estudo e vivências articuladas com a literatura e obras no campo das artes plásticas, cênicas e da música.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais e Professores da EJA/Anos Iniciais

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

1.2. Curso: Parque das Águas: um ambiente para as práticas pedagógicas das expressões artísticas

Responsáveis: Elizete de Oliveira Coelho Betanho e Maria Rose Darros Barbosa Projeto Arte e Ambiente da SME em parceria com o Programa Arte e Movimento da SME e integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Sensibilidade estética e artística. Imaginação e potencial criativo. Comunicação visual, verbal e não verbal tendo como objeto o ambiente natural. Parque das Águas, patrimônio natural e possível espaço pedagógico repleto de significados, rico em biodiversidade, fomentador e desencadeador de um processo criativo, vivo e dinâmico.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais, Professores da EJA/Anos Iniciais e Professores da EJA/Anos Finais

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: Parque das Águas

Endereço: Av. Paula Correa Vianna, 765 Parque Jambeiro

1.3. Curso: A Pintura na prática pedagógica: desenvolvendo a criatividade

Responsáveis: Amilton Luis Fim Lima Projeto de Artes Visuais do Programa Arte e Movimento da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Abordagem teórica e técnica com ênfase à criatividade. Estética e o trabalho pedagógico do professor: reflexão e ação. Noções de linguagem da pintura a partir de materiais convencionais existentes na unidade educacional.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 4ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

1.4. Curso: A Pintura na Prática Pedagógica: a Pintura Contemporânea e os artistas da pós-modernidade

Responsáveis: Amilton Luis Fim Lima Projeto de Artes Visuais do Programa Arte e Movimento da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos da pintura na prática pedagógica. Os artistas contemporâneos e suas produções nos âmbitos conceituais e práticos. Relações de proximidade com a produção da pós-modernidade.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil e Professores dos Anos Iniciais

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 2ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

1.5. Curso: O Desenho na sala-de-aula: Ver, Imaginar e Criar

Responsáveis: Liliane Detoni Silva Formadora convidada pelo Programa Arte e Movimento da SME para o eixo Artes Visuais, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Noções da linguagem do desenho. Conceitos teóricos e técnicos. Percepção Visual. Criatividade, expressão pessoal e trabalho pedagógico.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil e Professores de Arte

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

1.6. Curso: A Fotografia como recurso didático e de inclusão digital na prática pedagógica

Responsáveis: Lívia Persciano Stephan Formadora convidada pelo Programa Arte e Movimento da SME para o eixo Artes Visuais, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Conceitos básicos da fotografia. Noções básicas da linguagem fotográfica.

Tratamento digital de imagem. Fotografia como recurso lúdico junto aos adolescentes.

Fotografia, registro e memória.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/História, Geografia e Ciências

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15 ( por turma)

Dia e Horário: Turma A 4ª feira das 19h00min às 21h30min

Turma B 6ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

2. Artes: Artes Cênicas

2.1. Curso: As Artes Cênicas na sala-de-aula

Responsáveis: Marta Rezende Duarte e Dartagnan Lancelot Tanner Teixeira Formadores convidados pelo Programa Arte e Movimento da SME para o eixo Artes Cênicas, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Expressão oral e corporal por meio de conhecimentos teóricos e práticos para o trabalho com artes circenses, teatro e contação de história na sala-de-aula.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil e Professores dos Anos Finais/Arte

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 2ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 2ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

3. Artes: Dança

3.1. Curso: O papel da Dança no desenvolvimento integral do aluno: construindo possibilidades

Responsáveis: Adriane Marques Fernandes Projeto de Dança do Programa Arte e Movimento da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Subsídios, informações e conhecimentos sobre as habilidades e competências da Dança no âmbito educacional. Concepções históricas e possibilidades metodológicas para a construção de um projeto a partir da realidade e interesse da unidade educacional e comunidade local.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/Arte e Educação Física

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 3ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4. Artes: Música

4.1. Curso: Subsídios teóricos e prática musical para o trabalho pedagógico em sala-de-aula

Responsáveis: Cássia Fernandes Cuelbas - Formadora convidada pelo Programa Arte e Movimento da SME para o eixo Música, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo e referendado pelo Centro Escolar de Música Manoel José Gomes

Ementa: Teoria e prática musical. Noções de ritmos, criação, interpretação, improvisação e elaboração de atividades com alunos.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 2ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma B 2ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4.2. Curso: Educação Musical

Responsáveis: Stephanie Beraldo Penteado Formadora convidada pelo Centro Escolar de Música Manoel José Gomes, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: Sensibilização e estimulação musical. Iniciação Musical e desenvolvimento infanto-juvenil. Procedimentos metodológicos e projetos integrados.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais e Professores de Arte

N° de vagas: 30 (por turma)

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma B 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: Centro Escolar de Música Manoel José Gomes Cemmaneco ou CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. Betim, 520 Vila Marieta (antiga sede do CEFORMA) ou Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4.3. Curso: O Canto Coral com performance: uma prática possível na ação do Educador e seus reflexos na escola

Responsáveis: Arthur Fernando Drischel - Formador convidado pelo Centro Escolar de Música Manoel José Gomes, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: Os benefícios promovidos pelo canto coral na escola; A preparação do educador para a regência e montagem de coro infantil; Abordagem do conceito de regência coral enquanto prática de coro a capela e/ou acompanhado com repertório variado; Interpretação de peças musicais infantis; Apresentação e escolha de repertório adequado às faixas etárias trabalhadas.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais e Professores de Arte

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 50 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 2ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 2ª feira das 18h30min às 21h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: Centro Escolar de Música Manoel José Gomes Cemmaneco ou CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. Betim, 520 Vila Marieta (antiga sede do CEFORMA) ou Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4.4. Curso: Introdução do violão como recurso didático-pedagógico na sala-de--aula

Responsáveis: Maria Inês Bachiega Formadora da SME convidada pelo Programa Arte e Movimento da SME para o eixo Música, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo e referendado pelo Centro Escolar de Música Manoel José Gomes

Ementa: Teoria musical e instrumental básico inicial: acompanhamento. O violão como recurso pedagógico e lúdico.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 5ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4.5. Curso: Violão: recurso didático-pedagógico na sala-de-aula

Responsáveis: Maria Inês Bachiega Formadora da SME convidada pelo Programa Arte e Movimento da SME para o eixo Música, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo e em parceria com o Centro Escolar de Música Manoel José Gomes

Ementa: Teoria musical e instrumental básico: ampliação do repertório rítmico de acompanhamento. Ampliação das possibilidades do violão como recurso pedagógico e lúdico.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais e Professores de Arte

Pré-requisito: Conhecimentos teóricos e musicais do instrumento violão básico e inicial: acompanhamento.

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 5ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4.6. Curso: Violão Popular

Responsáveis: Gustavo Scaranelo Paula Penteado Formador convidado pelo Centro Escolar de Música Manoel José Gomes, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: Conhecimento musical inicial para uma atuação segura e consistente junto a alunos. Utilização do instrumento como recurso pedagógico e lúdico.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais e Professores de Arte

Pré-requisito: possuir o instrumento

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 20 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 6ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 6ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: Centro Escolar de Música Manoel José Gomes Cemmaneco ou CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. Betim, 520 Vila Marieta (antiga sede do CEFORMA) ou Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

4.7. Curso: Banda Rítmica

Responsáveis: Daniel Amato Formador convidado pelo Centro Escolar de Música Manoel José Gomes, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: Conhecimento musical básico para uma atuação segura e consistente junto aos alunos, inicialmente, por uma banda rítmica e podendo culminar no preparo para outras atividades musicais.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais e Professores de Arte

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 30 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 4ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: Centro Escolar de Música Manoel José Gomes Cemmaneco ou CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. Betim, 520 Vila Marieta (antiga sede do CEFORMA) ou Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

5. Avaliação Institucional

5.1. Curso: Avaliação de Desempenho Externa em Matemática e a Produção da Qualidade nas Escolas de Ensino Fundamental

Responsáveis: Adilson Dalben Formador convidado pela Assessoria de Avaliação com proposta integrada a Assessoria de Currículo

Ementa: Interpretação dos dados de avaliações externas em matemática. Subsídios que contribuam para o processo de mudanças de práticas escolares a partir da Avaliação Institucional Participativa, condição para política pública de qualidade.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais, Professores dos Anos Finais/Matemática e Orientadores Pedagógicos do Ensino Fundamental

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 04 h/a

N° de vagas: 35

Dia e Horário: 5ª feira das 14h00min às 17h10min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

6. Educação Ambiental

6.1. Curso: Conceitos e práticas pedagógicas em Educação Ambiental

Responsáveis: Magda Aparecida Teodósio Ribeiro Formadora da SME convidada pelo Programa Educação Ambiental da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Conceitos abordados pela Educação Ambiental: sustentabilidade, pegada ecológica, desenvolvimento sustentável, sujeito ecológico, consumo e consumismo, biorregionalismo. Articulação conceitual e as práticas pedagógicas cotidianas na unidade educacional e na sala-de-aula.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais, Professores dos Anos Finais/Ciências e Geografia, Professores da EJA/Anos Iniciais e Professores da EJA/Anos Finais Ciências e Geografia

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 30

Dia e Horário: 5ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

6.2. Curso: Todo ambiente: múltiplas abordagens das práticas ambientais no cotidiano escolar

Responsáveis: Magda Aparecida Teodósio Ribeiro Formadora da SME convidada pelo Programa Educação Ambiental da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Práticas ambientais a partir de temáticas relacionadas ao ambiente e entorno escolar. Campinas e a diversidade regional. Identidade Campineira.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais, Professores dos Anos Finais/Ciências, Geografia e História, Professores da EJA/Anos Iniciais e Professores da EJA/Anos Finais Ciências, Geografia e História

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 30

Dia e Horário: 5ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

6.3. Curso: Todo ambiente: múltiplas abordagens das práticas ambientais no cotidiano escolar

Responsáveis: Maria José Adami Programa Educação Ambiental da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Práticas ambientais a partir de temáticas relacionadas ao ambiente e entorno escolar. Campinas e a diversidade regional. Identidade Campineira.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais e Professores dos Anos Finais/Ciências, Geografia e História.

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 30

Dia e Horário: 5ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

7. Educação Especial

7.1. Curso: Educação e Saúde Mental

Responsáveis: Giulietta Aparecida Cucchiaro Formadora convidada pelo Núcleo de Educação Especial da CEB/DEPE, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Conhecimento necessário na área de saúde mental. Atuação nos seguintes níveis: promoção da saúde mental, prevenção de transtornos mentais e participação no tratamento de transtornos mentais já estabelecidos.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Inicias, Professores dos Anos Finais, Professores da EJA/Anos Iniciais, Professores da EJA/Anos Finais, Professores de Educação Especial e Orientadores Pedagógicos

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

7.2. Curso: Inclusão Escolar de crianças com alterações motoras: a contribuição do fisioterapeuta

Responsáveis: Sandra Regina Morini Formadora convidada pelo Núcleo de Educação Especial da CEB/DEPE, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Inclusão Escolar de crianças com defi ciência, particularmente aquelas que apresentam dificuldades motoras. Discussões sobre a rotina em sala-de-aula, aulas específicas sobre as patologias, suas etiologias e cursos clínicos e as possibilidades de adaptações do espaço físico para auxiliar nas condutas pedagógicas e no aprendizado.

Público alvo prioritário: Monitores e Agentes de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais, Professores da EJA/Anos Iniciais e Professores de Educação Especial

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 6ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

7.3. Curso: Inclusão do aluno com múltipla defi ciência ou surdocegueira na Educação Básica

Responsáveis: Márcia Arias Formadora convidada pelo Núcleo de Educação Especial da CEB/DEPE, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo Ementa: Identificação de população surdocega ou com múltipla deficiência. Propostas

de atuação.

Público alvo prioritário: Monitores e Agentes de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais, Professores da EJA/Anos Iniciais e Professores de Educação Especial

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 5ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

7.4. Curso: Inclusão escolar de alunos com transtorno invasivo do desenvolvimento Espectro Autista

Responsáveis: Márcia Maria Toledo Formadora convidada pelo Núcleo de Educação Especial da CEB/DEPE, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: O curso abordará os seguintes aspectos: o panorama atual do autismo; o diagnóstico interdisciplinar; as características específicas; a possibilidades de intervenção e manejo da criança autista na escola; a psicomotricidade e autismo; o papel da escola, da família e da sociedade; a emoção do professor.

Público alvo prioritário: Professores da EJA/Anos Iniciais, Professores da EJA/Anos Finais e Professores de Educação Especial

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 4ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

7.5. Curso de LIBRAS

Responsáveis: Mônica Amaral Azevedo Formadora convidada pelo Núcleo de Educação Especial da CEB/DEPE, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Promover o conhecimento da Língua de Sinais Brasileiras (LIBRAS) para os educadores e a importância da LIBRAS para a pessoa surda.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil e Professores de Educação Especial

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8. Grupos de Formação

8.1. Grupo de Formação dos Anos Iniciais - Avaliação e Currículo integrados

Responsáveis: Equipes das Assessorias de Avaliação e do Currículo Eliana Souza, Juliana Maria Arruda Vieira, Elisabete Pimentel e Maria Aparecida Lopes

Ementa: Análise e interpretação das práticas escolares a partir dos resultados obtidos na Prova Campinas/2010 articulados às Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais com ênfase no oferecimento de subsídios para a melhoria da qualidade social da educação.

Público alvo exclusivo: Professores elaboradores e/ou corretores que participaram da Prova Campinas 2010, Professores elaboradores e/ou colaboradores das Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais, Orientador Pedagógico e Coordenador Pedagógico

Carga horária total: 60 h/a

Carga horária semanal: 04 h/a

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 3ª feira das 14h00min às 17h20min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.2. Grupo de Formação de Arte

Responsáveis: Adriane Marques Fernandes Integrante da Equipe do Programa Arte e Movimento, com proposta adequada aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos curriculares: a Dança e as possibilidades metodológicas; a Dança e o desenvolvimento integral do aluno; a Dança e suas concepções históricas; a realidade e o interesse social unidade educacional e comunidade local.

Público alvo prioritário: Professores de Arte

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.3. Grupo de Formação de Ciências

Responsáveis: Maria José Adami Coordenadora da Equipe do Programa Educação Ambiental, com proposta adequada aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos curriculares: as múltiplas abordagens das práticas ambientais no cotidiano escolar; temas relacionados ao ambiente e ao entorno escolar. Campinas e a diversidade regional.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/Ciências

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.4. Grupo de Formação de Educação Física

Responsáveis: Jefferson Eduardo Hespanhol Projeto Esportes do Programa Arte e Movimento da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementário: Estudos curriculares:

Turma A Estudos sobre as diferentes formas de ginástica integrada.

Turma B Inclusão e deficiências. Gênero e Etnia. Prática pedagógica, diversidade de manifestações culturais, sociais, físicas, políticas e religiosas.

Turma C Prática Pedagógica e o cotidiano da sala-de-aula. Aprofundamento dos referenciais teóricos e práticos.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Física

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: Turma A 2ª feira das 19h00min às 21h30min

Turma B 3ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma C 3ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.5. Grupo de Formação de Geografia

Responsáveis: Elisabete Pimentel Integrante da Equipe da Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos curriculares: práticas pedagógicas no cotidiano da sala-de-aula e aprofundamento dos referenciais teóricos e práticos no ensino de geografia.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/Geografia

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 5ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.6. Grupo de Formação de História

Responsáveis: Antonio Carlos Rodrigues de Moraes Formador da SME convidado pela Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos curriculares: práticas pedagógicas no cotidiano da sala-de-aula e aprofundamento dos referenciais teóricos e práticos no ensino de história.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/História

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 5ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.7. Grupo de Formação de Inglês

Responsáveis: Sevane Maria Cortijo Costa Pinheiro Coordenadora da Equipe do Programa Linguagens e Educação da SME, com proposta adequada aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos curriculares: formação pedagógica para o Ensino de Língua e da Cultura Estrangeira; a importância no processo de letramento e formação integral do aluno; a prática pedagógica do professor; novas abordagens e estratégias com ênfase à aprendizagem em língua e cultura estrangeira.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/Inglês

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 2ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.8. Grupo de Formação de Língua Portuguesa

Responsáveis: Elisabete Pimentel Integrante da Equipe da Assessoria de Currículo

Ementa: Fundamentação sobre temas relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita e discussão de práticas pedagógicas em consonância com as Diretrizes curriculares da SME.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/Língua Portuguesa

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 2ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.9. Grupo de Formação de Matemática

Responsáveis: Domenico Gallicchio Neto Formador da SME convidado pela Assessoria de Currículo

Ementa: Estudos curriculares: práticas pedagógicas no cotidiano da sala-de-aula e aprofundamento dos referenciais teóricos e práticos no ensino de matemática.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/Matemática

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 4ª feira das 08h00min às 10h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

8.10. Grupo de Formação da Educação de Jovens e Adultos EJA: Currículo e o mundo do trabalho

Responsáveis: Equipes da Assessoria do Currículo e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da CEB/DEPE

Ementa: Estudos curriculares: Programa EJA-Profissões e o Mundo do Trabalho. Reflexão, discussão e produção curricular.

Público alvo prioritário: Professores da EJA Anos Finais, Professores da EJA/Anos Iniciais e Orientador Pedagógico

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 40

Dia e Horário: 6ª feira das 08h00min às 10h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9. Ler e Escrever

9.1. Curso: Ler e Escrever Alfabetização e Letramento (Inciante)

Responsáveis: Danieli Sebastiana Oliveira Tasca Formadora da SME convidada pela Assessoria de Currículo

Ementa: Fundamentação sobre os processos de construção da leitura e da escrita pela criança, com realização e análise de situações didáticas a partir das propostas no material Ler e Escrever e em consonância com as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental. O Curso está organizado em 02 (dois) módulos semestrais em 2012. Caso o cursista conclua somente o módulo I, receberá o certificado de 60 h/a.

Público alvo prioritário: em primeiro lugar, professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de Educação Infantil SME, em segundo lugar, especialistas da SME, em terceiro lugar, professores da FUMEC/Anos Iniciais

Carga horária total: 120 h/a (60 h/a por módulo, sendo 45 h/a presenciais e 15 h/a não presenciais)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a não presencial

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 3ª feira 14h00min 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9.2. Curso: Ler e Escrever Alfabetização e Letramento (em continuidade)

Responsáveis: Danieli Sebastiana Oliveira Tasca Formadora da SME convidada pela Assessoria de Currículo

Ementa: Fundamentação sobre os processos de construção da leitura e da escrita pela criança, com realização e análise de situações didáticas a partir das propostas no material Ler e Escrever e em consonância com as diretrizes curriculares do ensino fundamental (Módulo II)

Público alvo exclusivo: professores e especialistas da SME que concluíram o módulo I em 2011

Carga horária total: 180 h/a (60 h/a por módulo, sendo 45 h/a presenciais e 15 h/a não presenciais)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a não presenciais

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 3ª feira 14h00min 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9.3. Curso: Ler e Escrever Alfabetização e Letramento (em continuidade)

Responsáveis: Daniele Smith Formadora da SME convidada pela Assessoria de Currículo

Ementa: Fundamentação sobre os processos de construção da leitura e da escrita pela criança, com realização e análise de situações didáticas a partir das propostas no material Ler e Escrever e em consonância com as diretrizes curriculares do ensino fundamental (Módulo IV).

Público alvo exclusivo: professores e especialistas da SME que concluíram o módulo III em 2011

Carga horária total: 180 h/a (45 h/a por módulo, sendo 36 h/a presenciais e 09 h/a não presenciais)

Carga Horária Semanal: 03 h/a

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 4ª feira das 14h00min às 16h30min

Turma B 5ª feira das 08h00min às 10h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9.4. Curso: Ler e Escrever Práticas Escolares de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais (Iniciante)

Responsáveis: Maria Aparecida Lopes Formadora da SME convidada pela Assessoria de Currículo

Ementa: Discussão e ressignificação das práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino da Língua Portuguesa, incluindo realização e análise de situações didáticas a partir material Ler e Escrever e em consonância com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. O Curso está organizado em 02 (dois) módulos semestrais em 2012. Caso o cursista conclua somente o módulo I, receberá o certificado de 60 h/a.

Público Alvo: Em primeiro lugar, professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SME, em segundo lugar, especialistas da SME, em terceiro lugar, professores da FUMEC/Anos Iniciais e, em quarto lugar, professores de Educação Infantil da SME.

Carga Horária Total: 120 h/a (60 h/a por módulo, sendo 45 h/a presenciais e 15 h/a não presenciais)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a não presencial

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9.5. Curso: Ler e Escrever Práticas Escolares de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais (em continuidade)

Responsáveis: Maria Aparecida Lopes Formadora da SME convidada pela Assessoria de Currículo

Ementa: Discussão e ressignificação das práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino da Língua Portuguesa, incluindo realização e análise de situações didáticas a partir material Ler e Escrever e em consonância com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (Módulo II).

Público Alvo exclusivo: professores e especialistas da SME que concluíram o módulo I em 2011

Carga Horária Total: 180 h/a (60 h/a por módulo, sendo 45 h/a presenciais e 15 h/a não presenciais)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a não presencial

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9.6. Curso: Ler e Escrever Práticas Escolares de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais (em continuidade)

Responsáveis: Maria Aparecida Lopes Formadora da SME convidada pela Assessoria de Currículo

Ementa: Discussão e ressignificação das práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino da Língua Portuguesa, incluindo a realização e análise de situações didáticas a partir material Ler e Escrever e em consonância com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (Módulo IV)

Público Alvo exclusivo: professores e especialistas da SME que concluíram o módulo III em 2011

Carga Horária Total: 180 h/a (45 h/a por módulo, sendo 36 h/a presenciais e 09 h/a não presenciais)

Carga Horária Semanal: 03 h/a

N° de vagas: 25

Dia e Horário: 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

9.7. Curso: Ler e Escrever Contextualizando a Matemática nos Anos Iniciais (em continuidade)

Responsáveis: Domenico Gallicchio Neto Formador da SME convidado pela Assessoria de Currículo

Ementa: Discussão e ressignificação das práticas pedagógica no ensino da Matemática, incluindo realização e análise de situações didáticas a partir material Ler e Escrever e em consonância com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. O módulo IV trata das grandezas e medidas e tratamento da informação (45h/a).

Público Alvo exclusivo: professores e especialistas da SME que concluíram o módulo III em 2011

Carga Horária Total: 180 h/a (45 h/a por módulo, sendo 36 h/a presenciais e 09 h/a não presenciais)

Carga Horária Semanal: 03 h/a

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma B 3ª feira das 18h45min às 21h15min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. Linguagens: Línguas e Imprensa

10. 1. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Francês I

Responsáveis: Sevane Maria Cortijo Costa Pinheiro Programa Linguagens e Educação da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Formação básica inicial em língua e cultura dos países francófonos. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 4ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 2. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Francês V

Responsáveis: Sevane Maria Cortijo Costa Pinheiro Programa Linguagens e Educação da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Continuidade e aprofundamento da formação em língua e cultura dos países francófonos. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores que cursaram Francês IV

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 3. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Francês Intermediário I

Responsáveis: Sevane Maria Cortijo Costa Pinheiro Programa Linguagens e Educação da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Continuidade e aprofundamento da formação em língua e cultura dos países francófonos. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores que cursaram Francês I

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 3ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local : Aliança Francesa de Campinas

Endereço: Rua Pandiá Calógeras, 59 Cambuí

10. 4. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Italiano Básico I

Responsáveis: Stefania Brand Serra Formadora convidada pelo Programa Linguagens e Educação da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Formação básica inicial em língua e cultura italiana. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 2ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 5. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Italiano Básico V

Responsáveis: Sevane Maria Cortijo Costa Pinheiro Programa Linguagens e Educação da SME integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Continuidade e aprofundamento da formação em língua e cultura italiana. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores que cursaram Italiano Básico IV

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 2ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 6. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Espanhol Básico III

Responsáveis: Alino Ferreira da Silva Formador convidado pelo Programa Linguagens e Educação da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Continuidade e aprofundamento da formação em língua e cultura dos países hispanófonos. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores que cursaram Espanhol Básico II

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 7. Curso: Língua e Cultura Estrangeira: Espanhol Intermediário II

Responsáveis: Lenice Honorato dos Santos Formadora convidada pelo Programa Linguagens e Educação da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Continuidade e aprofundamento da formação em língua e cultura dos países hispanófonos. Compreensão e expressão oral e escrita para a atuação do professor junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas.

Público alvo prioritário: Professores que cursaram Espanhol Intermediário I

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 15

Dia e Horário: 2ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 8. Curso: Imprensa na Escola

Responsáveis: Vera Lúcia Batista de Moraes Projeto Imprensa na Escola do Programa Linguagens e Educação da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Imprensa e práticas de leitura. Pesquisa e Análise dos conteúdos midiáticos. Interdisciplinaridade e técnicas de produção de mural informativo e jornal escolar.

Público alvo prioritário: Professores de Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais e Professores dos Anos Finais/Português

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma B 5ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

10. 9. Curso: Imprensa na Escola Módulo III

Responsáveis: Vera Lúcia Batista de Moraes Projeto Imprensa na Escola do Programa Linguagens e Educação da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Imprensa, múltiplas linguagens e leitura. Conteúdo midiático e o currículo escolar. Cidadania e produção de jornal escolar. A importância do mural e demais meios de comunicação.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais e Professores dos Anos Finais/Português

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma B 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

11. Mais Educação Campinas

11.1. Curso: Mais Educação: A Educação Integral e o papel dos Professores Articuladores

Responsáveis: Luiz Carlos Cappellano e Equipe Programa Mais Educação Campinas, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Funções do Professor Articulador do Programa Mais Educação Campinas. Importância do Professor Articulador como elo entre alunos, Educadores Sociais, Gestão Escolar e Coordenação Central do Programa. As interfaces do Programa com as demais instâncias da SME/PMC entre outras instituições parceiras.

Público alvo exclusivo: Professores Articuladores do Programa Mais Educação Campinas

Carga horária total: 45 h/a

Carga horária semanal: 03 h/a

N° de vagas: 25 (por turma)

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 09h00min às 11h30min

Turma B 5ª feira das 09h00min às 11h30min

Turma C 5ª feira das 13h30min às 16h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

12. Memória e Identidade na Promoção da Igualdade na Diversidade - MIPID

12. 1. Curso: Sexualidade Humana, Gênero e Etnia: Diálogos com Educadores

Responsáveis: Sueli Aparecida Gonçalves Programa MIPID da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Investigação, Estudo, Aprofundamento e Pesquisa dos conceitos étnico, racial e sexualidade humana. Síntese das matrizes culturais que compõe o universo afro-brasileiro. A relação entre a sexualidade e a sociedade, o gênero e a etnia.

Público alvo prioritário: Profissionais da RMEC e FUMEC/Anos Iniciais

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 35

Dia e Horário: 4ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

12. 2. Curso: Cor e Gênero na Mídia: as imagens do brasileiro nos meios de comunicação

Responsáveis: José Roberto Gonçalves Formador convidado pelo Programa MIPID da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: História e Imagem. Imprensa e Poder. Imagem, Sociedade e Identidade. Cor e Gênero na Mídia.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Finais/História e Português

Carga horária total: 40 h/a (30 h/a presenciais e 10 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 35

Dia e Horário: 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

12. 3. Curso: Crianças Consumidoras: um olhar para a Escola e a Infância

Responsáveis: Fernanda T. Roveri Formadora da SME convidada pelo Programa MIPID da SME, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo

Ementa: Análise e discussões sobre a Boneca Barbie e os padrões de comportamento apresentados às crianças. O brinquedo e a Indústria Cultural. A publicidade, o consumo e as questões de gênero. A infância e os diferentes aspectos sócio-afetivos.

Público alvo prioritário: Monitores e Agentes de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Professores dos Anos Iniciais

Carga horária total: 60 h/a (45 h/a presenciais e 15 h/a à distância)

Carga horária semanal: 04 h/a, sendo 03 h/a presenciais e 01 h/a à distância

N° de vagas: 35

Dia e Horário: 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

13. Tecnologia Educacional

13. 1. Curso: Possibilidades Tecnológicas aliadas ao Currículo Escolar

Responsáveis: Adriana Carla Betioli e Karen Duarte Peluci Núcleo de Tecnologia Educacional/DEPE integrado aos propósitos curriculares do MEC/PROINFO e da Assessoria de Currículo

Ementa: Integração de novas tecnologias ao Projeto Pedagógico. Inserção da tecnologia no currículo escolar. Tecnologia como suporte e apoio didático em sala-de-aula.

Público alvo prioritário: Professores dos Anos Iniciais, Professores dos Anos Finais, Professores da EJA/Anos Iniciais e Professores da EJA/Anos Finais

Carga horária total: 45 h/a

Carga horária semanal: 03 h/a

N° de vagas: 15 ( por turma)

Dia e Horário: Turma A 2ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma B 2ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma C 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Turma D 4ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma E 5ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

13. 2. Curso: Básico de Informática Educativa

Responsáveis: Márcia Azevedo - Núcleo de Tecnologia Educacional/DEPE integrado aos propósitos curriculares do MEC/PROINFO e da Assessoria de Currículo

Ementa: Conhecimentos básicos, teóricos e práticos, sobre informática educativa. Promoção da Inclusão social digital. Inserção no mundo tecnológico. Tecnologia e Educação.

Público alvo prioritário: Profi ssionais Especialistas da SME e da FUMEC

Carga horária total: 45 h/a

Carga horária semanal: 03 h/a

N° de vagas: 15 ( por turma)

Dia e Horário: Turma A 3ª feira das 08h00min às 10h30min

Turma B 3ª feira das 14h30min às 17h00min

Turma C 3ª feira das 19h00min às 21h30min

Turma D 5ª feira das 08h00min às 10h30min

Turma E 5ª feira das 14h30min às 17h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 09 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

14. Temas em continuidade

14. 1. Curso: Etnomatemática

Responsáveis: Maria Aparecida da Silva Damin Formadora convidada pela Coordenadoria Setorial de Formação da SME no fomento ao estudo científico, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: Proporcionar aos professores, educadores e gestores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais uma visão teórica e exercitar no cotidiano da sala de aula aos pressupostos do Programa da Etnomatemática, visando a experimentação/criação de outras formas de aprender/ensinar a partir da metodologia da modelagem matemática, que tem como ferramenta básica o método científico. Essa metodologia propicia o estudo de um mesmo tema, onde cada nível é trabalhado em acordo com o grau de aprofundamento adequado a cada grupo de alunos. No processo da moldagem busca-se encontrar um modelo matemático da realidade. Para a elaboração de um modelo (que pode ser um foto, um desenho, qualquer coisa que represente uma porção da realidade) é necessário o conhecimento de diversas áreas do saber, portanto o conhecimento vai sendo produzido de forma transversal, transitando por ciências exatas, experimentais e humanas. Isso contribui para formação integral do aluno a partir de seu próprio grupo cultural.

Público alvo prioritário: Monitores e Agentes de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais e Especialistas

Carga horária total: 30 h/a

Carga horária semanal: 03 h/a

N° de vagas: 30

Dia e Horário: 5ª feira das 14h00min às 16h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

14. 2. Curso: A Pedagogia Freinet na Educação Infantil

Responsáveis: Ruth Joffily Formadora convidada pela Coordenadoria Setorial de Formação da SME no fomento ao estudo científico, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: O curso visa proporcionar aos professores uma introdução à Pedagogia da escola Moderna para qual educandos e educadores são membros de uma sociedade de cuja história participam ativamente, sujeitos, portanto, de sua transformação.

Público alvo prioritário: Monitores e Agentes de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Especialistas

Carga horária total: 90 h/a

Carga horária semanal: 03 h/a

N° de vagas: 30

Dia e Horário: 4ª feira das 19h00min às 21h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras

14. 3. Curso: Aprofundamento nas Concepções Históricas de Criança. Educação, Educação Infantil e Educador

Responsáveis: Olinda Maria Noronha Formadora convidada pela Coordenadoria Setorial de Formação da SME no fomento ao estudo científico, integrado aos propósitos curriculares da Assessoria de Currículo.

Ementa: Trata da questão do significado e da importância do entendimento das relações entre História e da História da Educação para a compreensão da realidade educacional; aborda a temática do curso a partir de quatro eixos fundamentais: a concepção histórica de criança, de educação, de educação infantil e de educador tendo como interlocutores o grupo de professores, monitores, agentes educacionais, gestores e demais interessados na temática. Realiza um esforço de entendimento do trabalho do educador no processo educacional a partir da articulação entre trabalho e educação tomando a atividade pedagógica (trabalho didático) como práxis histórica. Realiza leitura, discussão e produção escrita de textos didáticos sobre os fundamentos históricos do trabalho do educador. Desenvolve seminários e outras atividades relacionadas visando incentivar uma atitude de formação continuada na graduação e na pós-graduação promovendo o desenvolvimento de textos sistematizados que articulem o pensar e o fazer, a teoria e a prática, a concepção e a execução com o objetivo de favorecer a construção de uma educação como práxis emancipadora.

Público alvo prioritário: Profissionais da Educação Infantil

Pré-requisito: não ter ainda realizado pós-graduação strictu sensu

Carga horária total: 87 h/a

Carga horária semanal: 03 h/a

N° de vagas: 30

Dia e Horário: 4ª feira das 08h30min às 11h00min

Início previsto: a partir da semana do dia 30 de abril de 2012

Local: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação Prof° Milton de Almeida Santos

Endereço: Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 Jardim das Paineiras


  • Ouvindo... Clique para parar a gravao...